Refresca Sao Paulo publicado na Catraca Livre


https://catracalivre.com.br/geral/muito-mais-sao-paulo/indicacao/projeto-visa-combater-efeitos-das-mudancas-climaticas-em-favelas/

As favelas brasileiras são ainda mais vulneráveis aos desafios e consequências das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura e alterações no padrão de chuvas. Esses efeitos têm impactos negativos na saúde da população e no comportamento e uso da moradia. Particularmente em São Paulo, o problema da falta de água já é uma realidade, o que deve se intensificar no futuro com o aquecimento global.

Para ajudar a controlar esses problemas, a CAJU Initiative criou o projeto piloto 'Refresca São Paulo', cujo objetivo é melhorar a resiliência urbana de favelas da cidade, de modo a combater os impactos negativos causados pelas mudanças climáticas, principalmente aquelas relacionadas às ilhas de calor, manejo e acesso à água.

O projeto visa adaptar comunidades vulneráveis para que elas possam lidar com o estresse ao calor excessivo, além de promover a geração de renda, capacitando a população para que ela mesma construa mecanismos simples para lidar com o aquecimento global. A adoção de medidas, como a instalação de jardins verticais nas moradias, pode reduzir a mortalidade.

Um dos objetivos é que os moradores da favela desenvolvam a capacidade de construir, vender e instalar sistemas de coleta de água da chuva na sua vizinhança. Graças à simplicidade e baixo custo, esta estratégia replicável facilmente pode ultrapassar as barreiras locais e atingir outras cidades.

A iniciativa também consiste em uma estratégia verde, que fomenta a criação de novas áreas verdes dentro da comunidade, com árvores e sombra, agricultura urbana e jardins verticais, contribuindo significativamente na melhoria da qualidade de vida e na adaptação às mudanças climáticas.

O 'Refresca São Paulo' foi selecionado como um dos três melhores projetos brasileiros pelo Best Climate Practices 2015, promovido pelo International Center for Climate Governance (ICC). Se o projeto for o mais votado, receberá 10 mil euros para sua implementação, atendendo diretamente 30 famílias das comunidades de Taipas e Paraisópolis, em São Paulo.

Clique aqui e vote na Caju.

A CAJU Initiative (Climate Adaptive Just Urbanism) é uma premiada rede global de jovens especialistas em resiliência e sustentabilidade urbana, provenientes da USP e Unesp no Brasil, além das universidades de Harvard e Brandeis, nos EUA.

#caju #refrescasaopaulo #votacaju

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

initiative

CAJU

®

__

 

North America office

Cambridge, MA USA 02138 

+ 1 787 461 0571

 

info@cajuinitiative.org

__

 

Latin America office

Sao Paulo, Brazil

+ 55 11 9 4248 1246

 

info@cajuinitiative.org

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page